Algar Telecom é primeira colocada em inovação aberta do setor de telecomunicações

Posição é do “Ranking 100 Open Startups”, que elege anualmente as empresas líderes em open innovation.

A Algar Telecom foi a primeira colocada dentro do segmento de telecomunicações e a 17ª entre empresas de todos os setores selecionadas pelo TOP 100 Open Corps. A categoria, que faz parte do Ranking 100 Open Startups, classifica as empresas líderes em open innovation no Brasil. A proposta do levantamento é avaliar o nível de engajamento de grandes empresas no ecossistema de inovação brasileiro.

Ranking 100 Open Startups utiliza critérios objetivos, vinculados estritamente com as relações de negócios estabelecidas entre startups e médias e grandes empresas – aquelas com mais de cem funcionários ou faturamento superior a R$ 100 milhões ao ano. Em 2016, quando foi publicada a primeira lista, o mercado brasileiro possuía 82 empresas, 108 startups e 859 relacionamentos de open innovation. Atualmente, já são 1.635 empresas e 2.018 startups que fizeram open innovation no país, realizando mais de 12 mil negócios neste último ano.

O Brain, centro de inovação fundado em 2017 pela Algar Telecom, é um dos que acreditam amplamente no modelo. Por meio do Brain Open, programa de inovação aberta, o ICT leva para os ecossistemas parceiros de startups desafios para a solução de dores relevantes dos clientes do grupo Algar. Desde que começou, no final de 2018, 428 startups já foram avaliadas, 17 já tiveram seus produtos lançados e 78 estão em processo de desenvolvimento.

A iniciativa gera valor para as startups uma vez que oferece mentoria com executivos; dá escala por meio do acesso aos clientes da Algar; acelera o go to market graças à força de vendas da companhia; dá oportunidade de vivenciar as metodologias Agile e Lean; e proporciona maior velocidade no desenvolvimento de novos negócios.

“Esse reconhecimento é uma comprovação do nosso compromisso com o modelo de inovação aberta e a busca por parcerias estratégicas para o desenvolvimento de soluções disruptivas. Acreditamos muito nesse formato e, por isso, atuamos unindo forças com dezenas de entidades de inovação, órgãos públicos, empresas parceiras e fornecedores”, comenta Zaima Milazzo, presidente do Brain, centro de inovação fundado pela Algar Telecom.

Comentários